Preciso Trocar de Smartphone? Dicas para prolongar a vida do seu celular!

Troca ou arruma, eis a questão.

29/06/2021

Preciso Trocar de Smartphone, ou Uma Manutenção Resolve?

O seu smartphone não dá mais conta do recado? Existem duas possibilidades, ele precisa de reparos e configurações, ou ser trocado por um modelo mais recente.

Na sequência vamos passar uma série de procedimentos que poderão ajudar seu smartphone a ter um gás extra para seguir na missão de ser o seu fiel companheiro, caso não ajude, traremos um breve guia, sobre como escolher um smartphone para substituir o seu.

A primeira coisa que você deve verificar, é se o seu aparelho não está com a memória perto do final, isso faz com que haja travamentos, pois, o smartphone precisa sempre ‘’procurar um espaço’’ na memória interna, por isso é interessante que tenha pelo menos 2 GB disponível ou mais, para o aparelho trabalhar com folga.

Para aliviar a memória você pode:

• Fazer backup no google fotos
• Apagar aplicativos que não tem uso recorrente
• Apagar aplicativos nativos que não tem funcionalidade
• Fazer backup em outro dispositivo como computador ou pendrive (Para fazer backup no pendrive, verifique se o seu aparelho reconhece o pendrive diretamente pelo cabo OTG, assim você pode passar seus dados diretamente do seu aparelho para o pendrive).
• Apagar as memórias cache (vamos falar especificamente sobre elas)
• Em últimos casos fazer backup e formatar, esse é o último recurso, se ele não funcionar, está na hora de trocar.
• Fazer o uso de um cartão de memória (recomendamos o uso como armazenamento interno apenas)
Claro que existem outros fatores além da memória. Podem envolver o sistema, como uma atualização que não deu muito certo, falta de atualizações importantes, e até mesmo problemas no ‘hardware’, este somente um técnico pode definir.

Sobre a memória cache, existem aplicativos que guardam gigantescas quantidades de memória cache, na qual é usada para fazer um recarregamento de abas. Ou seja, se você visita bastante a página x pode ser que ela esteja guardada não apenas na internet, mas também em uma cópia no seu aparelho, para que quando queira acessar, possa acessar de forma mais rápida.

Os aplicativos que mais guardam cache são:

 Instagram (quanto mais contas mais cache)
 Facebook
 Aplicativos do Google como Google Play Services, Play Store, Google (navegador), Google Chrome, entre outros apps
 Outros navegadores também podem ser vilões e guardar até mais de 1GB de cache
 Jogos e aplicativos de uso recorrente

Nos smartphones Android você pode acessar a limpeza de cache indo em:

Configurações>Aplicativos (Aqui o caminho muda dependendo da marca)
Mas basicamente você procura o aplicativo que você quer limpar, clica nele e depois:
Armazenamento>Limpar cache, e pronto!
Tome cuidado, limpar cache e limpar dados são duas coisas diferentes, limpar dados zera o aplicativo, ou seja, você precisará digitar as suas senhas novamente para entrar.

Na sequência temos alguns prints mostrando como limpar o cache em alguns aparelhos Samsung, porém, outras marcas Android são muito similares na parte de limpeza de cache.








Além de todos estes recursos que passamos, ainda há a possibilidade da perda de desempenho pela baixa saúde das baterias, esta perda de saúde é muito recorrente em iPhones, mas também pode acontecer em aparelhos Android, tendo em vista que para todo conjunto funcionar bem, ele precisa ser alimentado corretamente.

Mesmo com limpeza, formatação, troca da bateria entre outros recursos, seu smartphone ainda não te atende bem, está na hora de começar a pensar na troca.

Algumas dicas para que você possa fazer uma boa troca:

• Priorize aparelhos com 64 GB de armazenamento ou mais, apesar de aparelhos com 32GB pouco serem lançados nessa nova era
• Quanto mais investir, mais tempo ele irá durar, é claro que sempre dentro da sua condição e possibilidade de investimento
• Pesquise aparelhos com bom custo X benefício, como aparelhos da linha Xiaomi
• Sempre busque aparelhos com mais memória RAM, se você está usando 2GB busque um com 4GB ou mais
• Fique atento aos processadores, nem sempre números são o resultado final,
• Em quase todas as marcas os aparelhos são selecionados por categorias, aparelhos de entrada, intermediários, intermediários premium, e topos de linha, tudo depende da sua necessidade, se for câmera, bateria, ou desempenho.
Para finalizar com chave de ouro, vamos falar sobre alguns vilões do desempenho em seu smartphone, alguns deles são, antivírus de terceiros e ‘cleaners’, que prometem limpar e proteger o seu smartphone.
Não é recomendado o uso de nenhum aplicativo desse tipo que não seja nativo do aparelho.

Mais Recentes

As 5 mais vistas

Ver todas as matérias